Dicas para aprender um novo idioma

Hoje vivemos em uma época em que o acesso a informação é em um piscar de olhos, trazendo benefícios para todas as áreas da educação, inclusive para o aprendizado de idiomas. As dicas que darei aqui, aposto que muitas pessoas já falaram, mas as vezes precisamos ver e rever algo muitas vezes para que a gente começe a levar aquela informação em conta e embarcar no mesmo projeto.

Registro aqui também estas dicas para que eu relembre, afinal não quero parar no Inglês que é a língua que estou aprendendo, eu quero aprender muito mais.

1-Aproveite a era dos aplicativos grátis.

Duolingo

Aproveite os aplicativos web/mobile para expandir seu vocabulário, aprender regras gramaticais, e estudar com técnicas modernas como  a repetição espaçada (SRS), onde você vai estudando as palavras e revendo as mesmas em um dado tempo para que elas fixem em sua memória.

Principais aplicativos:
-> Duolingo
-> Memrise

2-Aprenda as palavras mais usadas do idioma.

Pareto 80/20

No aprendizado de idiomas você pode aproveitar o príncipio de Pareto (80/20) onde 20 porcento do esforço adquirindo novo vocabulário pode te dar 80 porcento de compreensão do idioma. Por exemplo no inglês as 300 principais palavras são encontradas em 65 porcento de todo material escrito em inglês. Essas palavras são muito usadas, e assim como no inglês todo idioma tem suas palavras mais usadas. Tire vantagem disso.

Lista das 300 palavras mais comuns: http://www.tooter4kids.com/classroom/Most_Common_Words.htm

3-Escute bastante audio, escute, escute e escute.

Já dizia um velhor ditado, “O melhor professor de um novo idioma, é  nosso ouvido” Autor desconhecido, portanto se cerque das mais variadas fontes de áudio do idioma que você quer aprender, aproveite as facilidades que a internet nos trás hoje, pode ser atráves de uma radio online de um país que fale o idioma alvo, pode ser atráves de podcasts, ou mesmo sites que trazem audios com a transcrição do que é dito igual ao deepenglish.com.

4-Assista filmes e séries.

Movie Ela with subtitle

Assista filmes e séries, começe assistindo com legenda no mesmo idioma do audio, assista diferentes sotaques, diferentes contextos, isso irá treinar e acostumar os seus ouvidos as mais diversas situações.  Um exemplo bacana de série em inglês com diálogos do dia a dia é “Friends”. Assista uma vez com legenda e depois assista a série novamente sem legenda

5-Escute músicas com a letra.

Aqui reforço mais uma vez a habilidade de escutar, mas dessa vez usando musicas, o que torna a atividade divertida, escolha cantores que você goste no idioma alvo e escute a música acompanhando a letra. Aqui abaixo está um exemplo bacana.

6-Fale desde o primeiro dia.

Fale desde o primeiro dia, mesmo que o seu vocabulário ainda seja pequeno, mesmo assim fale, pratique pequenas conversas, pode ser através da internet, pode ser com um amigo que também está aprendendo, mas fale. Mesmo que falando errado, não tenha vergonha. Afinal quando as crianças estão aprendendo a falar, elas cometem muitos erros e recebem o nosso reforço positivo através de incentivos, fazendo com que queiram continuar falando e com isso vão aprendendo.

7-Pratique as quatro habilidades (Ouvir, Falar, Ler, Escrever).

Aqui chamo atenção para um detalhe importante, você deve focar nas quatro habilidades que são ouvir, falar, ler e escrever. Ja imaginou você está fazendo aquela tão sonhada viagem para o país que fala o idioma que você está estudando, chegando lá em uma conversa você consegue entender o que as pessoas falam e não conseguir responder de volta. É eu já vi pessoas passarem por isso. Portanto é importante estudar as quatro habilidades.  Aqui eu cito apenas uma problemática mas no dia dia você já sabe que dependemos das quatro habilidades portanto estude todas elas.

8-Imersão.

Se puder viajar para o país onde se fala o idioma que você está estudando ótimo. Se não puder, reforço a necessidade de estudar e práticar TODOS OS DIAS, todos os itens que falei anteriormente vão ter ajudar a criar um ambiente de imersão ai na sua cidade mesmo sem precisar sair de casa. Mas você deve estudar todos os dias. A maioria desses cursinhos de inglês duram em mêdia de dois a quatro anos e muitos alunos saem sem falar nada do idioma alvo, o maior motivo disso, é que eles só estudam enquanto estão no curso que geralmente é uma vez por semana, e estudar uma vez por semana é autoenganação. Não estou dizendo que os cursinhos não funcionam, o que estou dizendo é que se você está fazendo algum curso de inglês, além das aulas do curso, você tem que estudar em casa todos os dias. Somente assim você vai começar a ver algum progresso.

9-Motivação.

Por último mas não menos importante, motivação. Quando temos um motivo ou razão para fazer algo pode ter certeza que as chances de concluirmos aquilo é muito maior. Portanto reflita o porque de você está aprendendo aquele novo idioma, pode ser por motivos de trabalho, pode ser que você queira estudar no exterior, ou simplesmente assistir aquele filme sem legenda. Seja qual for o motivo, toda vez que você se ver querendo desistir lembre da sua motivação, e isso te dará força para seguir em frente

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

code